5 Filmes Sobre Cinema



O que acontece nos bastidores do cinema? Além disso, quais são os filmes que contam o making of do cinema, entrando numa metalinguagem, ou até mesmo num próprio “inception” – imagine o making of de um filme que fala sobre um making of. Os longa metragens que mostram o cinema são, acima de tudo, uma homenagem apaixonada à sétima arte. Por isso, selecionei os meus 5 filmes favoritos sobre o tema.

Ave, César (Joel e Ethan Coen, 2016)

As comédias inteligentes dos Coen não costumam atingir facilmente o público, o que faz seus filmes não receberem o crédito que merecem. O humor sarcástico e muitas vezes absurdo presente nas nuances pode passar despercebido, porém é aí que mora a genialidade dos diretores. O filme é uma sátira sobre o cinema, onde temos Edward Mannix, responsável por proteger as celebridades hollywoodianas de escândalos. Contudo, um de seus atores é sequestrado por uma organização chamada “Futuro". Essa é só uma das várias histórias do cinema que preenchem Ave, César.

Cantando na Chuva (Gene Kelly e Stanley Donen, 1952)

Poucos filmes se tornam um clássico imortal – o tipo de obra que parece uma garrafa de um bom vinho: quanto mais tempo se passa, melhor o sabor. Cantando na Chuva é reconhecido mundialmente por sua cena icônica em que Gene Kelly se pendura no poste de luz. O que me surpreendeu é que, apesar de ser um clássico incontestável, as pessoas conhecem mais a cena do que o filme em si. O musical narra o período de transição do cinema mudo para o cinema falado e o que isso impactou para as produções, pois, além de terem que se adaptar ao áudio, muitos atores perderam destaque, já que não possuíam uma boa dicção ou sequer uma boa voz.

A Noite Americana (François Truffaut, 1973)

Poucos transmitem a paixão pelo cinema como Truffaut. O aclamado diretor francês mostra, neste longa vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, como funcionam as gravações de um filme da maneira mais fiel possível. Desde o básico, como a preparação da produção, até situações mais específicas, porém reais, como problemas com os atores, mortes súbitas, imprevisibilidades. Para todo amante da parte técnica do cinema – a parte que tem 30 pessoas atrás de uma câmera trabalhando enquanto uma cena é filmada.

8 ½ (Federico Fellini, 1963)

Em meio de uma crise de bloqueio criativo, Fellini teve a genial ideia: que tal fazer um filme sobre um cineasta com bloqueio criativo? Foi com esse pensamento que surgiu o autobiográfico 8 ½ (o nome se deve porque este é o oitavo filme de Fellini, mais “meio”, pois ele dividiu a direção com Alberto Lattuada em Mulheres e Luzes). Com isso, Guido possui uma equipe pronta para filmar seu filme, porém ele apenas prolonga as filmagens por não ter um roteiro. Logo começam as reflexões e as crises: será que ele realmente é um cineasta talentoso e esse bloqueio é passageiro, ou ele é uma fraude?

Cinema Paradiso (Giuseppe Tornatore, 1988)

Cinema Paradiso é, provavelmente, a maior declaração de amor ao cinema. Em um vilarejo na Itália, a única diversão da população é o pequeno Cinema Paradiso. Uma dessas pessoas é Totó, um jovem menino apaixonado por cinema que começa uma amizade com Alfredo, o projecionista. O longa tem como inspiração a história de Anselmo Duarte, único cineasta brasileiro a ganhar a Palma de Ouro do Festival de Cannes, cujo irmão era projecionista e ambos roubavam fotogramas dos longas para exibir em casa.

O que achou da lista? Achou que faltou algum? Deixe um comentário abaixo ;)

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015