VIPs, Histórias reais de um mentiroso, Mariana Caltabiano



O documentário da repórter Mariana Caltabiano surgiu através de suas pesquisas para o livro homônimo, para o qual ela gravou entrevistas com Marcelo Nascimento da Rocha, familiares e amigos. O documentário conta também com entrevistas de personalidades famosas no brasil, como Amaury Junior, que foi enganado pelo vigarista, e Wagner Moura, que interpreta Marcelo no filme VIPs (2010), dirigido por Toniko Mello.

Marcelo é um conhecido vigarista brasileiro, cujo amor pelos truques e pela enganação aparecem desde a infância. Ele se diverte contando suas histórias como deve ter se divertido na época. É fácil simpatizar com o homem, que parece inofensivo e é cheio de lábia. Assim, é um pouco difícil imaginá-lo como um bandido perigoso. Marcelo, que é piloto, foi uma das pessoas que ajudaram na investigação do acidente com o Airbus A-320 da TAM em 2007, que matou 199 pessoas.

Sua história mais notória é de quando se passou por Henrique Constantino, filho do presidente da companhia aérea Gol, para entrar em uma festa exclusiva no Nordeste, reservada para famosos e pessoas muito ricas e poderosas. Ele enganou facilmente atores globais e até Amaury Junior, em entrevista para o seu programa, dizendo ser outra pessoa. Nessa mesma ocasião, também convenceu algumas pessoas de que tinha um avião à sua disposição e que poderia até dar carona para algumas modelos. Surreal, não?

O resultado desse golpe foi uma noite divertida para os envolvidos, prejuízo de uma viagem para a TAM e uma entrada indevida em um evento para milhares de pessoas ricas. A família Constantino não se incomodou muito e na verdade até se divertiu bastante, ou pelo menos foi o que deu a entender no documentário, bastante tempo depois. Após essa façanha, Marcelo foi preso.

O vigarista também passou por muitos momentos de apuro e aprendeu a sair deles com sua lábia, inclusive se passando por um piloto ligado ao tráfico de drogas entre Brasil e Colômbia. Bolou um plano para conseguir contrabandear as drogas em um avião e enganar a ANAC. Como informações de um piloto de verdade, foi muito inteligente em seus golpes, ganhando o respeito dos envolvidos.

Histórias Reais de um Mentiroso é um documentário com uma cronologia muito boa e simples de acompanhar, com partes hilárias e surreais de todos os tipos possíveis de golpe e de como ninguém percebeu que ele não era quem dizia ser. Convenhamos: eles não são nada parecidos. Adrenalina de montanha russa não é nada para esse estelionatário.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015