Entre Abelhas, Fábio Porchat

Eu consigo citar imediatamente filmes feitos por comediantes que impressionaram pela qualidade. O impacto de um ator que você está acostumado a ver fazendo, quase literalmente, papel de bobo em um drama deve ter algo a ver com o resultado do filme no espectador. Temos Ashton Kutcher sendo muito bom em “Efeito Borboleta”, Ben Stiler ótimo em “A Vida Secreta de Walter Mitty” e o meu preferido, Jim Carrey em “O Show de Truman”. Ironicamente, odeio todos os outros trabalhos dos três citados. Sou estranho, desculpem. Mas há agora um comediante que eu adoro entrando nessa lista: Fabio Porchat. Gosto dele como humorista e, como ator de drama em “Entre Abelhas”, me surpreendeu. Positivamente!

Entre Abelhas conta a história de Bruno, um editor de uma agência de publicidade que, no início do filme, está em um prostíbulo (tô tentando manter o nível) comemorando sua despedida de casado. Essa aparente felicidade por se separar é imediatamente percebida como uma tentativa de conter a tristeza. Após acordar de ressaca no dia seguinte, Bruno começa a ver coisas estranhas, como um skate andando sozinho na rua. Até que, em uma corrida de táxi, o motorista some. Ele, então, percebe que não está mais conseguindo ver algumas pessoas e entra em paranoia. Achando que está ficando louco, procura ajuda de psicólogo, mas não obtém resposta. Ele então começa a montar um quadro contando as pessoas que vê, e as que não. Recheado de fotos de paisagens sem os retratados, o mural é uma vitrine da aparente loucura do sujeito. Acredito que esse repentino sumiço das pessoas seja uma metáfora para a volatilidade das relações humanas. Quem some são as pessoas que menos contato se tem e, quanto menos pessoas se tem contato, mais solitário Bruno fica. Mais pessoas ele afasta. Mais pessoas somem.

Fabio Porchat está bem familiar no filme. Seu jeito de falar, seu sotaque... Está tudo lá, mas de uma maneira diferente. Os gritos e palavrões, que geralmente vêm em um esquete de humor, agora pertencem a um jovem triste, solitário e, acredita ele, enlouquecendo. O filme, além de ser dirigido por Ian SBF, diretor dos vídeos do “Porta dos Fundos”, tem uma parte do elenco também proveniente de lá. Mas não se engane. Apesar de ter a primeira metade do filme arrancando boas gargalhadas da plateia, a densidade dramática vai se avolumando e rir já parece cruel por parte do espectador. O filme, então, desencadeia uma série de eventos tensos, com algumas pitadas de humor, mas agora ninguém ri mais. O fim do filme é belíssimo e muito reflexivo! Surpreendi-me analisando a metáfora principal e constatei que tinha acabado de ver algo tão singelo e tocante. Entre Abelhas é um filme completo! Tem um roteiro excelente, uma execução muito boa e tem ótimas revelações de atores. Há efeitos visuais sem toda aquela superficialidade e uma atmosfera agradavelmente acolhedora. Por ter todas as suas externas filmadas no Rio de Janeiro, os cariocas vão conseguir reconhecer, não os cartões postais clichês, mas o centro da cidade, os barzinhos de Copacabana ou as estações do metrô. O clima intimista combinado com tiradas de humor espontâneas me fez sentir como um filme de Spike Jonze. Tão convidativo, tão familiar... Confortável.

Contendo a vontade de aplaudir o que tinha acabado de assistir, saí do cinema desejando que Fabio Porchat continue a escrever roteiros e a atuar não somente em comédia. Para um primeiro trabalho no campo, foi um grande primeiro trabalho! Não sei se o filme será recorde de bilheteria ou um blockbuster. Prefiro até que ficasse em circuito pequeno. É como aquele seu livro preferido, você quer que seja seu e só. Ninguém mais saberia apreciar como você acha que merece. Sinto-me assim em relação a esse filme. Um amigo que me acompanhava soltou “Ah, mas você diz isso de todo filme. Exagerado!”. Ok, pode até ser verdade, mas enquanto não provarem que eu estava exagerando, ou não, ele fica sendo revisto na minha mente com indagações muito interessantes de se fazer. Chega aqui, Porchat, me conta de novo essa história das abelhas...

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015