#ProjetoRelendo: Papo Inicial



Sim, tive essa ideia genial. E perigosa. Calculo que eu tenha lido a série em 2008, há seis anos, de uma tacada só. Isso quer dizer que eu tinha joviais doze anos, o que trás uma série de implicações: (1) eu senti o livro como o eu-de-doze-anos sentiria, (2) eu me fissurei por cada detalhe de Harry Potter como o eu-de-seis-anos-atrás se fissuraria, (3) eu fiquei apaixonado pelo universo criado pela gênia que é a J. K. Rowling como o eu-de-2008 ficaria. Ao mesmo tempo que eu queria muito (muito!) reler, relembrar e reviver isso tudo, tinha ─ e ainda tenho ─ medo de ter impressões diferentes, de não sentir os livros da mesma forma, agora sendo eu o eu-de-2014.

Este é um receio bem grande que tenho, mas agora também tenho uma experiência e uma bagagem literária muito maior, o que eu espero que seja bom, e o eu-de-dezoito-anos não vai fugir da missão. Detalhe importante: isso não será propriamente uma série de resenhas, prefiro dizer que vou conversar com vocês e fazer um relato da minha experiência, livro por livro. Além disso, não se tratando de resenhas, os textos podem e vão conter spoilers. Aos que querem acompanhar uma experiência de releitura, acredito que eles serão enriquecedores; aos que querem acompanhar para ver a reação de uma pessoa não-criança lendo uma fantasia infanto-juvenil famosa mundo afora, sugiro que vá lendo os livros junto comigo, caso se importe com os spoilers. A intenção é que os posts do projeto saiam com uma frequência meio próxima da quinzenal ─ meio próxima porque nessa vida tudo é possível (e imprevisível).

Ah, como eu queria ter uma memória muito fraca ou ter uma amnésia de tudo o que eu sei sobre Harry Potter, para reviver a série do zero, sem influências, tabula rasa. Por outro lado, será bastante interessante sacar desde o começo como as coisas se conectarão depois e se contentar com a surpresa de relembrar os detalhes já esquecidos. Como já faz um bom tempo que li pela primeira vez, creio que muito do que eu me lembro tem interferência dos filmes. Todos esses paralelos e impressões eu relatarei para vocês. Acho que será algo bem interessante.

Esse primeiro momento foi mesmo só pra bater um papo inicial e fazer o convite. Espero vocês dia 22 de novembro para a primeira parte do projeto: A Pedra Filosofal. Até lá!

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015