A Estratégia da Lagartixa, de Dário Vianna Birolini






Dário Vianna Birolini assinou um exemplar para mim, acrescido de um "para você conhecer onde está se metendo", o que se justifica pelo fato de que, na época, eu pretendia fazer medicina. Porém, o livro não se limita a fazer "uma viagem pelos bastidores da Medicina", conforme chama a sua capa, interessante somente a quem é ou pretende ser da área; é uma leitura extremamente proveitosa a todos.


A linguagem usada pelo autor, apesar de ele mesmo se considerar amador, não tarda a cativar o leitor. É estabelecido um diálogo próximo, como se Dário estivesse ali no quarto, conversando com você; mesmo usando alguns termos técnicos no decorrer das linhas, prevalece uma linguagem didática. Tudo isso contribui para tornar a leitura bastante agradável já nas primeiras páginas.

A princípio, o livro discorre sobre a formação, contando toda a trajetória para tornar-se um médico, desde a escolha da profissão até as dificuldades de abrir uma clínica particular, passando pelo trote, curso básico, internato, anos de residência e formatura. Durante o desenvolvimento do texto, entretanto, o autor faz algumas críticas e comenta questões como a burocracia dos planos de saúde, a postura do médico, a hierarquia dentro do hospital, o preparo emocional necessário para se exercer a profissão e o peso que ela tem, os sentimentos durante o curso, entre outras situações com as quais o estudante e o médico já amadurecido tem que lidar. Sempre de forma bem humorada, todos esses tópicos são enriquecidos com "causos" médicos e ocorrências pelas quais ele passou no decorrer e após o curso. Confesso ter dado risadas ruidosas várias vezes no decurso do livro ─ o que não é muito comum e fácil de acontecer comigo ─, provando a habilidade de Dário também como humorista.

Contudo, um dos pontos que mais chama atenção na obra é a determinação em desmistificar a imagem do médico como um semideus e lembrar que, como qualquer outro ser humano, o médico é passível de erros e também tem suas fraquezas. E é principalmente por isso que considero A Estratégia da Lagartixa uma leitura importante. Todos deveriam ter essa consciência, e Dário soube como revelar suas limitações ao público sem depreciar a confiança nos médicos, numa confissão corajosa (conforme avaliação acertada de Drauzio Varella). Conseguiu, como pretendia, mutilar a imagem desses "super-homens", mas mutilar na medida correta.

O livro é uma daquelas leituras viciantes, tanto que já o reli duas vezes e, mesmo assim, continuou instigante. Engraçada, prazerosa e ainda com notável função social, a leitura com certeza vale a pena, apesar de não ser encontrada com facilidade. Como disse, mesmo os que não se interessam pela medicina irão se interessar pela estratégia da lagartixa.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015