Eu sou o número Quatro, de Pittacus Lore












O primeiro volume da saga Legados de Lorien, escrita por Pittacus Lore, nos introduz a história dos sobreviventes do planeta Lorien que vivem na Terra, fugidos da iminente extinção de seu povo. Nove crianças são enviadas à Terra após o planeta que vivem ser destruído por uma raça rival. Até aí você está pensando “história clichê”, mas calma.

O que há de especial nessa história é que os nove enviados, que tem a missão de recriar o planeta, ainda estão sendo caçados pelos mogadorianos aqui na Terra. Mas em virtude de uma magia, só podem ser mortos na ordem de seus números, derivando disso o título enigmático. No prólogo, vemos o número Três ser assassinado, o que coloca o nosso protagonista na frente da "fila".
“O número Um foi capturado na Malásia.
O número Dois, na Inglaterra.
E o numero Três, no Quênia.
Todos foram mortos.
Eu sou o número Quatro.”
John Smith (nome humano dado ao protagonista) está prestes a morrer, se encontrado por um mogadoriano, e precisa, junto com seu cêpan Henri, se esconder e tentar se manter o mais ausente do mundo possível para ao mesmo tempo encontrar os demais para que juntos destruam os mogadorianos e retomem seu planeta. No auge da adolescência, essa tarefa se torna bem mais desagradável para ele, que deve se privar de vida social, amorosa ou mesmo ter amigos, já que qualquer exposição pode ser fatal. E como tudo que é proibido, acontece. John tem, em sua nova fase, amigos, namorada, inimigos e até um cachorro, Bernie Kosar, que nos surpreende umas páginas mais a frente.

A sequência narrativa do livro é muito clara. Sério, coisa rara de se ver! Os acontecimentos tem uma ordem muito bem estabelecida e coerente. Se John está sonhando, você sabe disso, se ele está na escola, você também estará ciente. Não há aquela coisa de ter que voltar algumas páginas em nenhum momento.

O começo do livro é mais descritivo. Há suspense e pouca ação, mas em nenhum momento pode ser descrito como “tedioso” ou “monótono”. Você tem, durante toda leitura, o mesmo grau de conhecimento sobre a situação geral que o Quatro, o que causa uma identificação com a situação dele e uma simpatia bem maior pelo personagem. Algo também muito agradável de se observar é a interação entre Quatro e Henri; Inicialmente designado apenas para ser cêpan, uma espécie de guardião, eles desenvolvem um relacionamento de pai e filho e causam no leitor uma euforia para ver John ter uma vida normal.

O livro culmina em vários capítulos de pura ação e uma enxurrada de surpresas, boas e ruins, que lhe farão ficar ansioso pelo próximo volume. Assim como eu fiquei. Legados de Lorien é uma das melhores sagas infanto-juvenis atualmente, com um grau de amadurecimento narrativo que me sinto até mal em classificar como “infanto-juvenil”. Eu li os seguintes e logo logo te conto mais. Enquanto isso, que tal começar por esse?

2 comentários:

  1. Ótima resenha! Ja tinha comprado os 3 primeiros volumes e está na minha lista de ler faz muito tempo, depois do que eu estou lendo atualmente com certeza sera o proximo.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha! Pelo jeito se empolgou mesmo com a história! haha Comecei a ler agora e espero gostar tanto quanto você!

    ResponderExcluir

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015