Sob A Redoma, Stephen King







Deveria ser um dia normal na pequena Chester’s Mill, mas logo seria chamado de Dia da Redoma. Pois em 21 de Outubro de um ano não especificado, uma misteriosa barreira invisível e resistente corta os habitantes da cidade do resto do mundo. Não demora muito até que o caos se espalhe; aviões explodem, veículos colidem com a Redoma, pessoas se machucam e o pânico paira sob os moradores de Chester’s Mill.

Com o decorrer da história, percebemos que a Redoma pode não ser o foco principal e sim os habitantes e suas atitudes em Chester’s Mill. Entre os personagens, devemos focar principalmente em Dale Barbara (Barbie para os amigos) e Big Jim Rennie.

Barbie, um veterano de guerra do Iraque que servia ao exército, é reincorporado ao serviço militar e promovido a coronel pelo próprio presidente. Porém, devemos levar em conta que tais autoridades estão fora da Redoma, o que faz com que Dale Barbara se torne um grande obstáculo para o terrível Big Jim.

Rennie é o segundo vereador de Chester’s Mill, mas possui um caráter firme e rigoroso, o que faz com que os outros oficiais proeminentes recorram a ele como líder. Assim, as autoridades da cidade acabam ficando quase totalmente a favor de Big Jim, que a partir de agora estará disposto a tudo — até matar — para que seus planos e ordens sejam seguidos do jeito que bem entender. Ele possui o caráter de um ditador, o que nos faz lembrar Hitler. Assim retornamos a Barbie, que se torna o principal adversário de Rennie.

Enquanto confrontos e problemas vão surgindo na cidade, o governo e alguns moradores fazem de tudo para conseguir descobrir um jeito de romper a Redoma.

O livro é pesado, possui uma trama repleta de intrigas e elementos que exigem maturidade para serem compreendidos. Devemos levar em conta que o principal tema abordado é mostrar o lado mais obscuro de nossa mente e o que nós realmente somos interiormente. Sob A Redoma não é um livro que você lê apenas para divertir-se. É uma trama envolvente e fictícia? Sim, mas há todo um realismo no enredo. Stephen King nos mostra como agimos mais conscientemente em momentos e ambientes extremos, o desespero que nos corrói ao saber que não é possível escapar do perigo iminente, como os moradores reagiriam com uma crise na política e nas autoridades, sendo que são os únicos que aparentemente podem protegê-los. Sob A Redoma é, ao mesto tempo que um romance de suspense e ficção, uma crítica à política corrupta ou nossas reações quando não há uma lei efetiva. O livro te deixa furioso, emotivo e alegre, mexe com você, fazendo com que nos sintamos dentro de Chester’s Mill, vivendo o mesmo horror que os personagens.

Sob A Redoma apresenta um enredo envolvente, cenas de clímax absoluto e personagens bem-construídos. Sem dúvidas vale cada centavo e tempo gasto com sua leitura, mas creio que não seja a melhor obra de Stephen King. As desvantagens do livro é que há cenas ligadas a eventos futuros na cidade que no fim acabam não sendo tão tensas e definitivas na história, o que não merecia o suspense todo. O final, embora conclua satisfatoriamente o objetivo do livro, pode deixar um pouco a desejar. Mas em uma nota geral de 1 a 5, dou 4,5.

Se quer começar a ler King, te indico O Iluminado, que o fará se adaptar melhor com a escrita do autor. Vale lembrar que Sob A Redoma possui uma adaptação televisiva intitulada “Under The Dome”, transmitida dublada no Brasil pelo canal TNT. A série é infiel, mas popularizou o livro mundialmente.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG HORRORSHOW - CRIADO E DESENVOLVIDO POR ARTHUR LINS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2015